Endocrinologia
A Endocrinologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças relacionadas ao sistema que envolve as glândulas responsáveis pela produção e secreção dos hormônios no nosso corpo. Esses hormônios são substâncias químicas essenciais para o funcionamento adequado de diversas funções fisiológicas, como o metabolismo, o crescimento, a reprodução e a função cardiovascular.
A endocrinologia engloba uma vasta gama de condições que afetam a saúde hormonal.

Cuidados especializados para sua saúde hormonal.
Quando procurar um Endocrinologista?
Consultar um Endocrinologista é importante sempre que houver suspeitas ou sintomas relacionados ao desequilíbrio hormonal, como fadiga excessiva, alterações no peso, dificuldades de concentração, alterações no apetite, entre outros. O tratamento especializado pode fazer toda a diferença para que o paciente consiga equilibrar seus hormônios e, assim, manter a saúde e o bem-estar.
Nosso consultório está preparado para proporcionar um atendimento personalizado e seguro, com uma abordagem que prioriza a saúde global do paciente e a prevenção de complicações no futuro.
Se você sente que algum aspecto da sua saúde hormonal não está funcionando da melhor forma, agende sua consulta e venha conhecer um tratamento especializado para suas necessidades!

Diabetes Mellitus
O controle adequado do diabetes é fundamental para evitar complicações a longo prazo. O endocrinologista é o profissional especializado em oferecer orientações e tratamentos para o controle glicêmico, ajustando medicações e promovendo mudanças no estilo de vida.

Doenças da Tireoide
A tireoide é uma glândula que regula importantes funções do organismo, como o metabolismo. Hipotireoidismo (diminuição da produção hormonal) e hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios) são problemas comuns que podem ser diagnosticados e tratados pelo endocrinologista.

Terapia Hormonal de
Afirmação de Gênero
Suporte médico para pessoas transgênero que buscam alinhar suas características físicas com sua identidade de gênero. O acompanhamento envolve, principalmente, a utilização de terapias hormonais para promover as mudanças desejadas no corpo, monitorando a saúde geral e ajustando as doses conforme necessário, para garantir a segurança e eficácia do processo, buscando proporcionar um cuidado integral e respeitoso durante toda a jornada de afirmação de gênero.

Menopausa
Durante a menopausa, mudanças hormonais significativas acontecem no corpo feminino.
O endocrinologista auxilia na gestão desses sintomas, oferecendo alternativas de tratamento e suporte para qualidade de vida nessa fase.

Obesidade
A endocrinologia também atua no diagnóstico e tratamento de obesidade, sobrepeso e transtornos alimentares, com foco em estratégias para o controle de peso e promoção de uma alimentação equilibrada.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
Mulheres com essa síndrome podem apresentar irregularidade menstrual e sinais de aumento de hormônios masculinos (como aumento de pelos, pele oleosa, acne). A avaliação do especialista é importante para investigação diagnóstica e tratamento adequados.
Aumento dos níveis de
Colesterol e Triglicerídeos
Estas condições são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Podem ser causadas por hábitos não saudáveis (alimentação não balanceada e sedentarismo) e por algumas doenças. O especialista saberá avaliar e auxiliar no tratamento.

Doenças das Glândulas
Suprarrenais
Incluem nódulos, aumento das glândulas, bem como quadros de excesso hormonal (levando, por exemplo, a aumento de peso, pressão alta, excesso de pelos) ou deficiência hormonal (causando, por exemplo, pressão baixa, emagrecimento, escurecimento da pele).

Doenças das Glândulas
Paratireoides
Causam distúrbios do cálcio no sangue que podem ser graves. A redução do cálcio no sangue pode causar cãibras, formigamentos e espasmos musculares. O aumento do cálcio pode causar intestino "preso", "pedra" nos rins, fadiga, confusão mental.

Ginecomastia
O aumento das mamas costuma aparecer em meninos por alterações hormonais da puberdade e a maioria tem regressão espontânea. Em homens mais velhos, pode se associar a quadros de deficiência de testosterona. Existem outras causas (medicamentosas, tumorais, genéticas). O especialista deve ser consultado para adequada avaliação.

Osteopenia e Osteoporose
Leva ao enfraquecimento dos ossos e aumento do risco de fraturas. É na maioria das vezes silenciosa, não causando sintomas até culminar com uma fratura óssea, quadro que pode ser muito grave. Por essa razão, deve ser realizado exame preventivo em pessoas com maior risco de ter osteoporose, como mulheres acima dos 65 anos e homens acima dos 70 anos, além de pessoas com outros fatores de risco (história pessoal ou familiar de fraturas, menopausa precoce, uso crônico de corticoides, doenças crônicas graves).
